Reencarnação....na Biblia???

Abordagem de temas como Deus, Jesus Cristo e Religião

Reencarnação....na Biblia???

Mensagempor » Qua Jul 30, 2008 10:21 am


Sponsored Links

Pessoal, primeiramente, não sou defensor da Reencarnação. Estou postando uma matéria que diz provar a reencarnação na Bíblia. Acho que seria interessante debatermos sobre esse assunto. Acredito que temos foristas ou visitantes que possam se interessar pelo tema acima.

A reencarnação na Bíblia - http://br.geocities.com/logica_reencarn ... biblia.htm escreveu:

"Uns dizem que é Elias, outros, enfim que é Jeremias ou algum dos profetas"

Mateus 16, 13-14: “Tendo chegado à região de Cesáreia de Felipe, Jesus perguntou aos discípulos: “Quem dizem por aí as pessoas que é o Filho do homem?” Responderam: “Umas dizem que é João Batista; outras, que é Elias; outras, enfim, que é Jeremias ou algum dos profetas”.

Se o povo pensava que Jesus poderia ser João Batista, Elias, Jeremias ou algum dos profetas é porque acreditavam que alguém que já havia morrido pudesse voltar como outra pessoa, razão da resposta. Entretanto, não tinham noção como isso poderia acontecer. Sendo João Batista contemporâneo de Jesus, não haveria a menor possibilidade de ele ser João Batista reencarnado. De qualquer forma, este trecho nos mostra que, na época de Cristo, já era comum a idéia da Reencarnação, que veio a ser proibida pela Igreja em 553 D.C., no Concílio de Constantinopla.

"Ninguém verá o Reino de Deus se não nascer de novo"

João 3, 1-8: “Havia entre os fariseus um, chamado Nicodemos, dos mais importantes entre os judeus. Ele foi encontrar-se com Jesus à noite e lhe disse: “Rabi, bem sabemos que és um Mestre enviado por Deus, pois ninguém seria capaz de fazer os sinais que tu fazes, se Deus não estivesse com ele. Jesus respondeu: “Eu te afirmo e esta é a verdade; ninguém verá o reino de Deus se não nascer de novo”. Disse-lhe, Nicodemos: “Como pode nascer um homem já velho? Porventura poderá entrar de novo no seio de sua mãe e nascer?” Jesus respondeu: “Eu vos afirmo e esta é a verdade: se alguém não nascer da água e do Espírito, não poderá entrar no Reino de Deus. O que nasce da carne e carne. O que nasce do Espírito é espírito! Não te admires do que eu disse: é necessário para vós nascer de novo. O vento sopra para onde quer e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem aonde vai. Assim é quem nasce do Espírito”.

Alguns interpretam que o "nascer da água" seja o batismo. Porém, se analisarmos criteriosamente o trecho bíblico, chegaremos à conclusão de que não era do batismo que Jesus falava.
Vejam: Nicodemos não entendia como seria tal "renascimento" e alegou "como um homem mais velho poderia entrar de novo no ventre de sua mãe para renascer". Então, Jesus explicou-lhe que não era o mesmo corpo que iria renascer, porém o espírito que renasceria, em outro corpo!
O trecho "O que nasce da carne é carne; o que nasce do Espírito é espírito" é perfeitamente coerente com o sentido de nascer da água, pois vemos que toda a vida material, dela depende, e, especificamente nós humanos, além de sermos mais água que carne, ficamos nove meses “dentro d’água” antes de nascermos de novo.

E, para realçar ainda mais, completou dizendo que "o vento sopra para onde quer e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem aonde vai. Assim é que nasce o espírito". Ou seja, o espírito é invisível aos nossos olhos, e não vemos quando ele se liga a um corpo para renascer! Ora, se Jesus estivesse falando do batismo, esta parte final não teria sentido!

Mais uma confirmação:
Nicodemos respondeu e disse-lhe: "Como pode ser isso? "
Jesus respondeu e disse-lhe: "Tu és mestre de Israel e não sabes isso? "
"Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais? "

Ora, se Jesus estivesse falando do batismo, Nicodemos não ficaria tão "perplexo" e não teria dificuldades para entender. Mais uma prova de que Jesus falava realmente da da Reencarnação!

"Elias já veio e não o reconheceram...os discípulos compreenderam que Jesus tinha lhes falado de João Batista"

Os trechos abaixo mostram que João Batista foi a reencarnação de Elias:

Mateus (17, 10-13) “Os discípulos lhe perguntaram: “Por que dizem os escribas, que Elias deve vir antes?” Respondeu-lhes: “Elias há de vir para restabelecer todas as coisas. Mas eu vos digo que Elias já veio e não o reconheceram, mas fizeram com ele o que quiseram.Do mesmo modo, também o filho do homem está para sofrer da parte deles. Então, os discípulos compreenderam que Jesus lhes tinha falado a respeito de João Batista”.

Por que Elias não foi reconhecido? Porque agora animava outro corpo, o próprio João Batista! Isso fica bastante claro pela simples leitura da passagem, reforçado ainda mais pela passagem abaixo:

Mateus 11, 14-15: “E, se quiserdes compreendê-los, João é o Elias que estava para vir. Quem tem ouvidos, que escute bem”.

Mais clareza, impossível!

"Tornai, filhos dos homens..."

Salmo 90, 3-4: "Tu reduzes o homem ao pó, e dizes: Tornai, filhos dos homens, pois mil anos, aos teus olhos, são como o dia de ontem que se foi"

"Reduzir o homem ao pó" significa a morte, a destruição do corpo. E o verbo "tornar", segundo o dicionário Aurélio, significa: "vir de novo aonde esteve". Então, o trecho está bem claro: Primeiro a morte, depois o retorno! Em seguida, o reforço: Mil anos não são nada para Deus! Ou seja, ao longo das reencarnações, mil anos são como se fosse apenas um dia, na jornada evolutiva do espírito!

Jó: 8:9 "Porque somos de ontem, e nada sabemos"

O trecho acima dispensa comentários. Se não houvesse reencarnação, este trecho não teria sentido nenhum. Somos de ontem porque tivemos várias vidas, e "nada sabemos" porque temporariamente nos esquecemos das vidas que tivemos.

Gênesis 3:19 : "Tu és pó e ao pó voltarás"

A palavra "pó" do trecho acima é uma referência á matéria da qual o corpo humano é constituído. Desta forma, podemos reescrevê-lo: "Tu és matéria, e à matéria voltarás!". Interessante como a palavra "voltar" está tão presente na Bíblia, indicando o retorno à vida, em outra encarnação.

Êxodo 20:5 " ...porque eu, o SENHOR, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem


Neste trecho, temos um erro de tradução. A tradução correta é: "na terceira e quarta geração", não "até a terceira e quarta geração". Constatamos isso na Vulgata (versão da Bíblia para o latim, do séc IV: "in tertiam et in quartam generationem".
E isso é fácil de constatar até pela lógica. Não teria sentido Deus, pelos erros que uma pessoa cometeu, punir seus filhos, netos e bisnetos! Isso seria um absurdo total. Vingança, perseguição, e não justiça! Então, com a tradução correta, fica fácil entender que o sentido é que a própria pessoa que errou, cujo espírito normalmente se reencarna na própria família, na terceira ou na quarta geração da mesma, pagará pelos erros que ela mesma cometeu.
Avatar de usuário
 
Mensagens: 650
Data de registro: Qua Jun 18, 2008 10:48 am

Re: Reencarnação....na Biblia???

Mensagempor » Qua Jul 30, 2008 5:08 pm

Hilquias escreveu:Mateus 16, 13-14: “Tendo chegado à região de Cesáreia de Felipe, Jesus perguntou aos discípulos: “Quem dizem por aí as pessoas que é o Filho do homem?” Responderam: “Umas dizem que é João Batista; outras, que é Elias; outras, enfim, que é Jeremias ou algum dos profetas”.

Se o povo pensava que Jesus poderia ser João Batista, Elias, Jeremias ou algum dos profetas é porque acreditavam que alguém que já havia morrido pudesse voltar como outra pessoa, razão da resposta. Entretanto, não tinham noção como isso poderia acontecer. Sendo João Batista contemporâneo de Jesus, não haveria a menor possibilidade de ele ser João Batista reencarnado. De qualquer forma, este trecho nos mostra que, na época de Cristo, já era comum a idéia da Reencarnação, que veio a ser proibida pela Igreja em 553 D.C., no Concílio de Constantinopla.


Esse teu tópico dará pano pra manga. Como é extenso comentarei apenas parte dele. Aguardarei que outros foristas comentem mais alguma coisa para continuar meus comentários.

Concernente ao trecho que extraí: é fraco. Isso aí só engabela inculto. A cultura da época era a grega que já trazia em seu bojo crenças de outras civilizações conquistadas por aquela. Esses acreditavam na reencarnação. A pergunta foi pro povão judeu? É claro que eles conheciam a reencarnação. É como hoje: TJ não acredita em horóscopo, mas pergunta prum TJ o que é horóscopo e saberá explicar direitinho.

Sponsored links

Avatar de usuário
 
Mensagens: 676
Data de registro: Ter Jun 10, 2008 12:07 pm

Re: Reencarnação....na Biblia???

Mensagempor » Qua Jul 30, 2008 5:30 pm

O tj sabe explicar porque muitos dele lem jornais que trazem tal noticia, outros são porque antes acreditavam em tais coisas antes do batismo em água, outros por curiosidade e pesquisa.

Isto não quer dizer que ela pratiquem tais coisas, :D
 
Mensagens: 804
Data de registro: Qua Jun 18, 2008 1:52 pm

Re: Reencarnação....na Biblia???

Mensagempor » Qui Jul 31, 2008 10:05 am

cristão escreveu:O tj sabe explicar porque muitos dele lem jornais que trazem tal noticia, outros são porque antes acreditavam em tais coisas antes do batismo em água, outros por curiosidade e pesquisa.

Isto não quer dizer que ela pratiquem tais coisas, :D


Acho que podes responder por ti, Cristão. Eu conheci TJs que jogavam no bicho e liam o horóscopo todo dia sem abrir mão de sair no campo. Não há essa uniformidade imaginada e divulgada por muitos. Quem saiu de congregações em centros maiores e teve a oportunidade de frequentar congregações de interior pode atestar o que estou dizendo.
Avatar de usuário
 
Mensagens: 676
Data de registro: Ter Jun 10, 2008 12:07 pm

Re: Reencarnação....na Biblia???

Mensagempor » Qui Jul 31, 2008 10:08 am

Eu confirmo essa informação! Existe Tj não praticante, pró-forma tudo como qualquer outra religião.
Avatar de usuário
 
Mensagens: 650
Data de registro: Qua Jun 18, 2008 10:48 am

Re: Reencarnação....na Biblia???

Mensagempor » Qui Jul 31, 2008 10:13 am

O que percebo é que pegando textos isolados da Bíblia, se pode tentar convencer até da reencarnação, por ex:

citação escreveu:Gênesis 3:19 : "Tu és pó e ao pó voltarás"

A palavra "pó" do trecho acima é uma referência á matéria da qual o corpo humano é constituído. Desta forma, podemos reescrevê-lo: "Tu és matéria, e à matéria voltarás!". Interessante como a palavra "voltar" está tão presente na Bíblia, indicando o retorno à vida, em outra encarnação.


Por isso existe uma babel de religiões e interpretações.
Avatar de usuário
 
Mensagens: 650
Data de registro: Qua Jun 18, 2008 10:48 am

Re: Reencarnação....na Biblia???

Mensagempor » Sex Ago 01, 2008 12:45 pm

Hilquias escreveu:Mateus 16, 13-14: “Tendo chegado à região de Cesáreia de Felipe, Jesus perguntou aos discípulos: “Quem dizem por aí as pessoas que é o Filho do homem?” Responderam: “Umas dizem que é João Batista; outras, que é Elias; outras, enfim, que é Jeremias ou algum dos profetas”.

Concordo com o Redentor. Este texto (que de fato é usado pelos espíritas para "provar" a reencarnação) se prova alguma coisa é que esta é uma passagem de autenticidade questionável que reforça a teoria de que dificilmente tal escrito fosse realmente "inspirado", porque sendo Jesus apenas 6 meses mais velho do que João Batista e tendo sido seu contemporâneo, tendo sido visto junto com ele, como um poderia ser a reencarnação do outro?

Entretanto, fica a pergunta se não estava sendo pensado em reencarnação, em que pensava o escritor do evangelho que leva o nome de Mateus ao registrar que alguns pensavam que Jesus era o próprio João Batista? Se é que o escritor do livro pensava em alguma coisa.
Avatar de usuário
 
Mensagens: 474
Data de registro: Seg Jul 07, 2008 9:20 am

Re: Reencarnação....na Biblia???

Mensagempor » Sex Ago 01, 2008 3:13 pm

Hilquias escreveu:O que percebo é que pegando textos isolados da Bíblia, se pode tentar convencer até da reencarnação, por ex:

citação escreveu:Gênesis 3:19 : "Tu és pó e ao pó voltarás"

A palavra "pó" do trecho acima é uma referência á matéria da qual o corpo humano é constituído. Desta forma, podemos reescrevê-lo: "Tu és matéria, e à matéria voltarás!". Interessante como a palavra "voltar" está tão presente na Bíblia, indicando o retorno à vida, em outra encarnação.


Por isso existe uma babel de religiões e interpretações.


Fora do contexto pode parecer, mas no contexto a idéia é outra. Sabe-se que o Gênesis afirma que Deus criou o homem do pó da terra. Faça uma análise do corpo humano e encontrará todos os minerais encontrados nessa. É nesse sentido que entendo que o texto afirma que o homeme ao pó voltará, 'por que dali foi tomado'.
Avatar de usuário
 
Mensagens: 676
Data de registro: Ter Jun 10, 2008 12:07 pm

Re: Reencarnação....na Biblia???

Mensagempor » Sex Ago 01, 2008 3:29 pm

Hilquias escreveu:O que percebo é que pegando textos isolados da Bíblia, se pode tentar convencer até da reencarnação, por ex:

citação escreveu:Gênesis 3:19 : "Tu és pó e ao pó voltarás"

A palavra "pó" do trecho acima é uma referência á matéria da qual o corpo humano é constituído. Desta forma, podemos reescrevê-lo: "Tu és matéria, e à matéria voltarás!". Interessante como a palavra "voltar" está tão presente na Bíblia, indicando o retorno à vida, em outra encarnação.


Por isso existe uma babel de religiões e interpretações.


Hilquias,

De fato, pegando textos isolados da Bíblia é possível tentar comprovar uma infinidade de doutrinas falsas. E o erro é justamente este: pegar textos isolados e ignorar o contexto bíblico. Acrescentando isto a uma possível ação maligna, descrita muito bem pela parábola de Jesus, sobre o trigo e o joio, a humanidade acabou desenvolvendo uma "babel de religiões e interpretações" - este fato também nos remete às profecias sobre "Babilônia, A Grande", no livro de Apocalipse.

Pretendo, nos próximos dias, refutar cada argumento colocado no post inicial. No entanto, já aproveito este post para analisar a alegação de que Gênesis 3:19 apoiaria a reencarnação.

Se analisarmos o contexto, veremos que o relato de Gênesis, na realidade, refuta a alegação de que a Bíblia é compatível com a doutrina da reencarnação. Podemos começar com o texto abaixo:

E Jeová Deus deu também esta ordem ao homem: “De toda árvore do jardim podes comer à vontade. Mas, quanto à árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau, não deves comer dela, porque no dia em que dela comeres, positivamente morrerás.” - Gênesis 2:16,17 - Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas


É fácil perceber que Jeová estabeleceu a morte como castigo para o desacato a Sua autoridade. Segundo a doutrina da reencarnação, uma pessoa expia seus erros em uma vida posterior e a morte seria apenas um processo natural para permitir a evolução espiritual, contudo, no relato de Gênesis torna-se claro que a punição pelo pecado é a morte. Esta simples declaração de Gênesis 2:17 é completamente incompatível com a tese reencarnacionista.

Outro trecho importante a ser considerado é a descrição da criação do primeiro humano:

E Jeová Deus passou a formar o homem do pó do solo e a soprar nas suas narinas o fôlego de vida, e o homem veio a ser uma alma vivente. - Gênesis 2:7


Nota-se que nesta passagem, em nenhum momento, o texto descreve Jeová colocando um espírito (ou alma), no sentido de uma entidade espiritual, no corpo do primeiro humano. Jeová passou a formar o homem do pó do solo e soprou o fôlego de vida (hebraico: rúahh - "espírito"), nas suas narinas, para que o homem passasse a ser uma alma vivente. Novamente, a descrição do relato de Gênesis não transmite o reencarnacionismo ou o conceito da imortalidade da alma.

O interessante é que justamente neste relato, o opositor de Jeová, elabora uma mentira sobre o que aconteceria aos humanos, caso desacatassem a Autoridade Divina:

Mas, quanto [a comer] do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: ‘Não deveis comer dele, não, nem deveis tocar nele, para que não morrais.’” A isso a serpente disse à mulher: “Positivamente não morrereis... - Gênesis 3:3,4 - Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas


Foi o opositor de Jeová quem disse que a mulher, na realidade, não teria a morte como punição pela sua desobediência. Ironicamente, o reencarnacionismo, baseado no conceito da imortalidade da alma, perpetua esta mentira ao afirmar que a morte não é a punição para o pecado e que, na realidade, o homem "não morre" ou deixa de existir - ele apenas "abandona o seu corpo material".

Finalmente, analisemos o texto em discussão:

E a Adão ele disse: “Porque escutaste a voz de tua esposa e foste comer da árvore a respeito da qual te ordenei, dizendo: ‘Não deves comer dela’...No suor do teu rosto comerás pão, até que voltes ao solo, pois dele foste tomado. Porque tu és pó e ao pó voltarás. - Gênesis 3:17,19 - Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas


Para o reencarnacionismo a morte é apenas um processo natural que permite a evolução espiritual do ser, através de sucessivas reencarnações. No relato de Gênesis, ao contrário da tese reencarnacionista, vemos que o primeiro humano foi condenado à morte pelo seu ato de rebeldia, logo, a expressão "porque tu és pó e ao pó voltarás" refere-se à condenação de morte - punição estabelecida por Jeová para a desobediência.

Como no relato da criação de Adão, não há sequer insinuação de que ele existia antes de ser criado, a expressão "tu és pó e ao pó voltarás", apenas, indica que Adão não existia antes de ser criado e passaria a deixar de existir em sua morte. Adão foi formado dos elementos da terra e 'voltaria ao pó'.
Avatar de usuário
 
Mensagens: 193
Data de registro: Seg Jun 23, 2008 12:05 pm

Re: Reencarnação....na Biblia???

Mensagempor » Sex Ago 01, 2008 3:57 pm

Mt bom seu post Holmes, exatamente por isso que eu não acredito na reencarnação, além de não ter base a não ser pegando textos isolados, tem o fato desse pensamento ser uma coisa que se encontra em várias religiões pagãs do passado e hoje no presente em muitas. Esperamos que alguém que creia na reencarnação possa contribuir com este post também.

Sponsored links

Avatar de usuário
 
Mensagens: 650
Data de registro: Qua Jun 18, 2008 10:48 am
---------

Próximo

Retornar para Religião

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 0 visitantes

cron