O "Ensaio sobre a Cegueira" ou "Geni e o Zepelin de Prata"

Abordagem de temas como Música, Livros, Filmes, Teatro, etc.

O "Ensaio sobre a Cegueira" ou "Geni e o Zepelin de Prata"

Mensagempor erreve » Dom Mar 08, 2009 11:55 am

Finalmente, depois de um longo e tenebroso inverno, consegui alugar o DVD do filme (fábula?) "Ensaio Sobre a Cegueira". Um filme no mínimo angustiante. No outro extremo, evidentemente, baseado numa obra prima que tem muito mais a nos dizer do que apenas o que se mostra na tela.

Não sei porque, depois que o vi, a música "Geni e o Zepelin de Prata", da "Ópera do Malandro", de Chico Buarque, não me sai da cabeça...
erreve

Data de registro: Seg Jul 07, 2008 9:20 am

Re: O "Ensaio sobre a Cegueira" ou "Geni e o Zepelin de Prata"

Mensagempor Green Lantern » Seg Mar 09, 2009 9:57 am

Eu gosto de Geni e O Zepelin, é um retrato muito fiel da "sinceridade" e "interesses" da sociedade em geral.
Green Lantern

Data de registro: Qua Jun 18, 2008 5:59 pm

Mensagempor erreve » Seg Mar 09, 2009 12:14 pm

Murilo escreveu:Eu gosto de Geni e O Zepelin, é um retrato muito fiel da "sinceridade" e "interesses" da sociedade em geral.

De uma certa maneira, o Ensaio Sobre a Cegueira também mostra isso, só que de maneira mais crua.
erreve

Data de registro: Seg Jul 07, 2008 9:20 am

Mensagempor Green Lantern » Seg Mar 09, 2009 12:41 pm

Eu tentei ler o livro. É muito brutal. Parei na metade. Saramago é muito cru. Não me sentí confortável, a sensação que tive era que seria devorado por aquele horror todo. Apesar que há no livro personagens altruístas que dão um contra-ponto aos outros ques só estão interessados em salvar a própria custe o que custar. A crueza de "Geni e o Zepelin" é mais a respeito dos pudores sexuais da sociedade hipócrita. Já no "Ensaio sobre a cegueira", se aborda mais a violência e selvageria inerentes ao ser humano. Não sei sinceramente, quais dos dois são mais crús.
Green Lantern

Data de registro: Qua Jun 18, 2008 5:59 pm
---------

Retornar para Cultura