Apostasia o que significa?

Abordagem de temas como Deus, Jesus Cristo e Religião

Apostasia o que significa?

Mensagempor » Qua Jul 30, 2008 12:27 pm

Sponsored Links

Apostasia

Definição
Wikipedia escreveu:Afastamento definitivo e deliberado de alguma coisa, uma renúncia de sua anterior fé ou doutrinação

Houaiss escreveu:1 Renúncia de uma religião ou crença, abandono da fé (esp. da cristã); renegação
2 quebra de votos, abandono da vida religiosa ou sacerdotal, sem autorização superior
Derivação: por extensão de sentido.
ato de renunciar a (partido, doutrina, teoria etc.)

Sabendo-se que apostasia tem como significado a renúncia de uma fé, porque esse termo tem para as tjs o significado de oposição a organização?

Visto que se uma pessoa comete uma trangressão moral e não se arrepende, sendo expulsa, não está renunciando a fé também?

Porque associar apostasia somente a essa imagem de uma pessoa ativamente opositora a organização?

Eu por exemplo, não sou mais tj, logo sou apóstata?

Aviso de antemão que já conheço os textos bíblicos sobre dessassociação não é isso que quero saber.

Data de registro: Qua Jun 18, 2008 10:48 am

Re: Apostasia o que significa?

Mensagempor » Qua Jul 30, 2008 3:08 pm

Hilquias escreveu:Sabendo-se que apostasia tem como significado a renúncia de uma fé, porque esse termo tem para as tjs o significado de oposição a organização?

Por que fé nesse caso tem sentido de religião.

Visto que se uma pessoa comete uma trangressão moral e não se arrepende, sendo expulsa, não está renunciando a fé também?

Sim (no sentido de religião).

Porque associar apostasia somente a essa imagem de uma pessoa ativamente opositora a organização?

Não sei. Sempre entendi como sendo coisas diferentes (numa comissão judicativa tentei convencê-los disso, mas sabes como é, né?).

Eu por exemplo, não sou mais tj, logo sou apóstata?

Pra mim és ex-TJ. Apóstata é o... (deixa pra lá :lol: :lol: :lol:)

Aviso de antemão que já conheço os textos bíblicos sobre dessassociação não é isso que quero saber.

Olha, Hilquias, tem TJ que é mais apóstata que muito apóstata. Já existem ex-TJs que são mais TJs que muito TJ, na minha opinião, é claro (como diria o RV :lol: :lol: :lol: ).

Sponsored links

Data de registro: Ter Jun 10, 2008 12:07 pm

Mensagempor » Qua Jul 30, 2008 10:55 pm

Redentor escreveu:Olha, Hilquias, tem TJ que é mais apóstata que muito apóstata. Já existem ex-TJs que são mais TJs que muito TJ, na minha opinião, é claro (como diria o RV :lol: :lol: :lol: ).

É verdade, concordo com vc Redentor estamos vivendo uma epóca de inversão de valores. Até mesmo dentro da religiosidade

Data de registro: Qua Jul 02, 2008 7:09 pm

Mensagempor » Qui Jul 31, 2008 10:27 am

Por isso que esse assunto é subjetivo e deve ser uma questão a ser decidida por Jeová, não por homens que taxam uns e outros de apóstatas, Jesus desincentivou o julgamento de humano para humano fortemente; porque perdura então essa mania de querer rotular os outros?

Fórmula

Imperfeição x orgulho pessoal² = injustiça.

Mensagempor » Qui Jul 31, 2008 11:06 am

Confesso que não sei, até que ponto uma definição fria deve nos incomodar.

O que, a mim, me importa, é o que somos realmente como pessoas, quer tenhamos ou não fé numa deidade.

Com a diversidade de cultos que existem hoje, com as várias filosofias que tentam esclarecer qual o sentido da vida, com os problemas do mundo moderno, é muito difícil que a religião em que nascemos ou que uma vez fomos convencidos a seguir nos atenda ao longo de nossa existência, em todos os sentidos, em todas as nossas necessidades.

Como seres humanos vivemos em constante mutação e aquilo que no passado nos satisfazia, à medida em que envelhecemos e amadurecemos (por que muitos envelhecem, mas não amadurecem), vamos tendo uma nova visão da vida. E aí? Vamos nos apegar às nossas antigas crenças só para não sermos taxados de apóstatas pelos que nos conhecem e/ou nos odeiam?

Do ponto de vista puramente da definição, o que podemos concluir é que o cristianismo é uma religião apóstata. Será que os cristãos, inclusive as Testemunhas de Jeová (elas, mais ainda, porque não só praticamente todas mudaram de religião, como incentivam ativamente outros a fazê-lo), concordam com isso? Mais ainda, estão se importando com o fato de serem chamados de apóstatas pelos judeus?

Data de registro: Seg Jul 07, 2008 9:20 am

Mensagempor » Sex Ago 01, 2008 4:06 pm

Hilquias escreveu:
Houaiss escreveu:
1 Renúncia de uma religião ou crença, abandono da fé (esp. da cristã); renegação
2 quebra de votos, abandono da vida religiosa ou sacerdotal, sem autorização superior

Hilquias escreveu:Eu por exemplo, não sou mais tj, logo sou apóstata?

A minha resposta é sim, vc é apóstata.
-renunciou a religião.
-quebrou os votos.
-esta abandonado a fé cristã
-e luta contra a religião da qual saiu, propagando idéias contrarias.

Data de registro: Qua Jun 18, 2008 1:52 pm

Mensagempor » Sex Ago 01, 2008 4:29 pm

cristão escreveu:
Hilquias escreveu:
Houaiss escreveu:
1 Renúncia de uma religião ou crença, abandono da fé (esp. da cristã); renegação

Hilquias escreveu:Eu por exemplo, não sou mais tj, logo sou apóstata?

A minha resposta é sim, vc é apóstata.
-renunciou a religião.
-quebrou os votos.
-esta abandonado a fé cristã
-e luta contra a religião da qual saiu, propagando idéias contrarias.

De acordo com essa definição do dicionário sim, de acordo com a definição da Organização não. É isso que quero dizer. Por exemplo, vc não abandonou a religião, mas por falar comigo ou entrar em fóruns apóstatas, como já fez, vc é um apóstata. :evil: :lol:

Para deixar claro.
Renunciei homens e não à Deus, logo não quebrei meu voto de buscar ao Criador.
Não deixei de acreditar em Jesus, logo não perdi a fé Cristã. Fé Cristã, não é o mesmo que ir no salão e ao campo somente. Senão, muitos que estão lá para contribuir com a apostasia (definição da org.) seriam cristãos.
Poderia me dizer como eu luto contra a organização e como propago idéias contrárias?

Mensagempor » Ter Ago 05, 2008 10:49 pm

Quando uma pessoa é desassociada ou dissociada da organização das tjs. Sempre fica aquela duvida na mente de muitas pessoas qual seria o real motivo do seu afastamento, quando se trata de pecados comuns. Mas quando ela se torna forte opositora, questionando diversos metodos, mesmo que seja por meras duvidas muitos logo rotulam essa pessoa de apostata.
Até mesmo julgando tal pessoa, dizendo que não terá mas salvação. No meu entendimento acho que pessoa que se torna apostata é como li neste artigo.

Não comer com a pessoa excluída talvez seja uma referência à Refeição Noturna do Senhor (última ceia), pois, no contexto, Paulo disse: “Retirai o velho fermento.... Cristo, a nossa páscoa, já tem sido sacrificado.... guardemos a festividade, não.... com o fermento de maldade e iniqüidade, mas com os pães não fermentados da sinceridade..... cesseis de ter convivência com qualquer que se chame irmão, que for fornicador.... nem sequer comendo com tal homem..... ‘removei o homem iníquo de entre vós’.” (5:7-13) É a visão desse contexto que gerou o termo “excomunhão”, que significa ficar fora da comunhão cristã, por ocasião da celebração da Refeição Noturna do Senhor. (Um manuscrito cristão do início do século II, chamado Didaqué, sugere que a não participação na Refeição Noturna era realmente uma ação disciplinar – uma excomunhão).

Claramente, as palavras de Paulo, em Coríntios, não dão margem para o procedimento adotado entre as Testemunhas de Jeová de não ***primentar o excomungado, e não falar com ele. De onde, então, surgiu tal entendimento? O próximo artigo considerará esse pormenor.

Já que não ter convívio é diferente de se ter um contato casual ou ***primentar, a Torre de Vigia costuma citar outros dois versículos para apoiar o seu tipo de excomunhão:

“Se alguém se chegar a vós e não trouxer este ensino, nunca o recebais nos vossos lares, nem o ***primenteis. Pois, quem o ***primenta é partícipe das suas obras iníquas.” – 2 João 10, 11.

“Saíram do nosso meio, mas não eram dos nossos; pois se tivessem sido dos nossos teriam permanecido conosco.” – 1 João 2:18,19.

O que revela o contexto desses dois versículos?

“Pois muitos enganadores saíram pelo mundo afora, pessoas que não confessam Jesus Cristo vindo na carne. Este é o enganador e o anticristo .... Todo aquele que se adianta e não permanece no ensino do Cristo não tem Deus. Quem permanece neste ensino é quem tem tanto o Pai como o Filho. Se alguém se chegar a vós e não trouxer este ensino, nunca o recebais nos vossos lares, nem o ***primenteis.” – 2 João 7, 9, 10.

Portanto, o apóstolo João está falando de um assunto completamente diferente do que Paulo escreveu em Coríntios. Ele se referia aos anticristos, que negavam que Jesus tivesse vindo na carne. Ele não estava estabelecendo uma regra geral de excomunhão, como a Torre de Vigia tem ensinado, e nem poderia, pois Tiago 5:19, 20 aconselhou os cristãos:

“Meus irmãos, se alguém se desencaminhar da verdade e outro o fizer voltar, sabei que aquele que fizer um pecador voltar do erro do seu caminho salvará a sua alma da morte e cobrirá uma multidão de pecados.”

As Testemunhas de Jeová estão proibidas de seguir o conselho acima. Tanto são orientadas a não seguir o conselho de ‘não ir além do que está escrito’, como não podem seguir o que está escrito.

Coloquei os links e copiei apenas alguns trechos em que foram pra mim de grande ajuda pra entender esse assunto.

Mensagempor » Qua Ago 06, 2008 12:36 am

Antes de me afastar da organização tinha muito medo desse texto “Saíram do nosso meio, mas não eram dos nossos; pois se tivessem sido dos nossos teriam permanecido conosco.” – 1 João 2:18,19.
Mas depois dessa consideração :
Portanto, o apóstolo João está falando de um assunto completamente diferente do que Paulo escreveu em Coríntios. Ele se referia aos anticristos, que negavam que Jesus tivesse vindo na carne.
Fiquei mas convicta da minha decisão. De que saindo da organização não estaria rejeitando Jesus o Filho de DEUS.

Mensagempor » Qua Ago 06, 2008 8:49 am

Agata escreveu:Antes de me afastar da organização tinha muito medo desse texto “Saíram do nosso meio, mas não eram dos nossos; pois se tivessem sido dos nossos teriam permanecido conosco.” – 1 João 2:18,19.

Em alguns casos isso se ***pre literalmente, eu sai do meio da congregação daqui do sul, porque realmente não era um deles, falsos, hipócritas e desleais. :o :o

Sponsored links

---------

Próximo

Retornar para Religião